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A importância da estratégia para lançamentos imobiliários

Um dos maiores sonhos a serem realizados por qualquer brasileiro é o da casa própria, de acordo a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada pelo SEBRAE em 2019¹.

Comprar um imóvel é, de fato, um dos maiores investimentos realizados pelo brasileiro durante toda a sua vida. Entretanto, adquiri-lo vai além do simples desejo de um bem material e tangível. Em estudo realizado pela Synovate para a revista Época Negócios, “casa própria é sinônimo de conforto, estabilidade e realização de um sonho”.

Com tantas questões envolvidas, comprar um imóvel gera uma forte carga emocional, não só de sonhos, desejo e segurança como também de dúvidas, receios e incertezas. Por isso, incorporadoras, construtoras, imobiliárias, corretores de imóveis, agências e departamentos de marketing exercem papel fundamental como guias na experiência do cliente durante este processo, para que tomem a decisão mais impactante de suas vidas de forma assertiva e, por fim, prazerosa.

A experiência do cliente no centro das estratégias de marketing imobiliário.

Para lançar um empreendimento imobiliário é preciso que os stakeholders do futuro empreendimento garantam o alinhamento estratégico que irá assegurar a conexão com o público desejado, conforme as etapas a seguir:

1 – Concepção:

A concepção é a fase interna e preparatória, que envolve pesquisa de mercado para gerar uma visão 360º do empreendimento, com o objetivo de desenvolver um bom produto, que atenda a demanda dos seus futuros consumidores.

É nesta fase que precisa ficar claro qual o público-alvo (personas), o perfil do produto, o mercado, os diferenciais competitivos, o preço, a data de lançamento, a estratégia e as etapas de comunicação com os clientes.

Uma estratégia de marketing bem elaborada é primordial para vendas bem-sucedidas, portanto, o material de comunicação com o cliente já deve ser preparado também nesta fase de planejamento.

Na Fuel, por exemplo, é possível já produzir em imagens 3D os mapas do bairro, da fachada do imóvel, além de vídeos e filmes do entorno, com os principais pontos de interesse da localidade. Confira um exemplo clicando aqui.

Com as informações precisas e o projeto desenhado, começa a fase de atrair clientes potenciais gradativamente revelando algumas nuances do empreendimento.

2 – Teaser:

O termo teaser vem do inglês e significa motivar ou aguçar o interesse. Recheado de “em breve”, “aguarde”, “cadastre-se para saber mais”, entre outros convites, as táticas de teaser ajudam os clientes a desbravarem breves detalhes que gerem interesse e identificação pelo empreendimento.

O teaser é como um quebra-cabeças em que aos poucos as peças irão formando a imagem completa. Por isso, vale ressaltar que a quantidade, a qualidade e o cadenciamento das informações cedidas ao público são cruciais para cativar a atenção do cliente potencial.

Esta é uma das fases mais importantes e robustas do lançamento imobiliário, pois é também pelos teasers que são gerados os leads, ou seja, a base de dados de clientes que se cadastraram para obter as próximas peças do quebra-cabeças. E, como bons teasers e leads geralmente geram boas conversões de vendas, dedicaremos um post exclusivo para as táticas de teaser no blog da Fuel na próxima semana. Ficou interessado? [Cadastre-se em nossa newsletter]. E aqui deixamos um teaser prático.

3 – Pré-Lançamento:

Agora é a hora de trabalhar a base de clientes captadas por leads na fase anterior e também convidar possíveis investidores. É uma excelente oportunidade de realizar parte das vendas antes mesmo de abrir a comercialização para o grande público. Com isso, é possível aferir a aceitação daquele empreendimento no mercado imobiliário.

As pessoas compram mais que imóveis. Compram estilos de vida, funcionalidade, conforto e conveniência, a concepção de um lar tranquilo e seguro e a realização de um dos maiores sonhos. Entender isso é fundamental para se conectar com o público desejado e encantá-lo com suas ofertas.

Para sensibilizar os primeiros clientes do empreendimento é preciso mostrar de forma instigante e emocionante tudo o que os clientes aguardavam para ver.

Pouco a pouco nos teasers os clientes potenciais foram se encantando pelos pontos de interesse do bairro, a fachada e a localização do empreendimento por meio das imagens e filmes 3D.

E, nesta etapa, puderam conhecer os detalhes da estrutura, as unidades e seus cômodos, além das informações essenciais, tais como metragem quadrada e os diferenciais do empreendimento com a utilização da realidade virtual, do tour virtual e de vídeos dinâmicos mostrando os ambientes. Veja os exemplos da Fuel de realidade virtual, tour 360º e filmes para dar às campanhas vida, movimento e informação. É o momento de contar a história e garantir as reservas.

4 – Lançamento:

Neste momento, o quebra-cabeças está pronto e as condições comerciais também passam a ser reveladas. São abertas todas as informações sobre o produto, a campanha de marketing entra com força total, a equipe e os canais de vendas estão preparados para proporcionar uma excelente experiência para o cliente e converter leads em vendas. É hora de transformar o sonho em negócio fechado.

Aqui é fundamental ressaltar que é preciso facilidade para conhecer o imóvel em qualquer lugar: via site, pelo celular, tablet, estande de vendas e painéis interativos. Por isso, a Fuel também está preparada para formatos de mídia responsivos e versáteis, que darão ao cliente a experiência fluida que espera. E, mais do que isso, prover ao cliente a sensação de chegar no bairro, no lar, de morar e compartilhar os momentos felizes e a decoração dos sonhos com seus familiares.

Por fim, lançar empreendimentos imobiliários demanda gerenciamento de projetos: do planejamento à execução. A estratégia de marketing deve, desde o princípio, guiar os esforços para manter o foco na experiência do cliente para, então, garantir o sucesso comercial. Conte com os serviços Fuel apresentados e solicite um orçamento aqui.


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